• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Alunos de Extrema são premiados por vídeo em educação matemática

Alunos de Extrema são premiados por vídeo em educação matemática

20/09/2019

Compartilhe:

A iniciativa partiu da professora de matemática Sandra Forster e seu projeto “Matemática Toda Hora”, aplicado nas escolas públicas e particulares de Extrema

Três grupos de estudantes de Extrema foram premiados no III Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, que aconteceu no dia 6 de setembro, no auditório do Centro de Ciências Exatas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória – ES. O grupo formado por alunos da E.M. Evandro Brito da Cunha ganharam na categoria voltado para o Ensino Fundamental. Já os outros dois grupos de alunos de uma escola particular de Extrema, receberam prêmio pela categoria Ensino Médio e júri popular.

Alunas junto com a profª Sandra Forster e Marcelo Borba, criador do Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática

A participação dos alunos só foi possível com o trabalho da professora Sandra Forster que, em 2006, começou a implantar em sala de aula um método diferente de aprender matemática. Chamado de Matemática Toda Hora, o projeto aborda o tema através da música, dança, oficinas, vídeos, teatro e, em especial, a produção de vídeos aula.

O festival, que foi encontrado por acaso, já estava em sua terceira edição e logo a proposta de participação foi oferecida em 3 escolas do município, onde a professora leciona, resultando na inscrição de 6 vídeos: dois vídeos dos alunos do 7º ano da E.M. Evandro Brito foram inscritos para concorrer na categoria de Ensino Fundamental, e quatro vídeos inscritos na categoria de Ensino Médio pela escola particular. 

Mais de 200 vídeos foram inscritos, sendo que na primeira fase foram avaliados o conteúdo matemático, qualidade técnica e criatividade, indo para a próxima etapa os 40 melhores em cada categoria.

Dos seis vídeos inscritos, o “Sistema de Numeração Decimal” produzido pelos alunos Isabella de Azevedo, Adriel Marim, Larissa de Lima, Maria Eduarda Vieira, Mariely Zani e Pedro Henrique Bastos da E.M. Evandro Brito; e o vídeo “Função Seno” dos alunos Hellen de Souza, Maria Eduarda Suekuni, Maysa de Oliveira e Rayssa Silva, passaram para a fase finalista.

Grupo Sistema de Numeração Decimal, EM Evandro Brito da Cunha, premiado na categoria Ensino Fundamental

A revelação dos melhores trabalhos aconteceu no dia 6 de setembro, no Espírito Santo. Como regra do festival, não existe classificação de 1º, 2º e 3º lugar, apenas são anunciados os três ganhadores de cada categoria. Os dois grupos finalistas de Extrema foram premiados e, para gratidão da professora, o vídeo “De Frente com a Matemática: Função Cosseno” dos alunos Christian Lavorenti, Gabriel Miranda e Natália Forster ganhou na categoria de júri popular graças ao empenho de alunos, professores e gestores das escolas de Extrema, que acessaram o vídeo.

Aluna Isabella de Azevedo, participante do grupo Sistema de Numeração Decimal

Foi uma grande conquista e oportunidade de aprendizado para estes alunos em ter seu trabalho valorizado e reconhecido perante um jurado experiente.

Quer assistir os vídeos? Acesse o site do Festival e confira:

III Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática