Aluna de Extrema vence Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

19/12/2019

Com seus 14 anos, a aluna Giovana Siqueira Machado da Escola Municipal Evandro Brito da Cunha foi o grande destaque de Extrema na Olimpíada de Língua Portuguesa, recebendo medalha de bronze, vencendo a Etapa Regional por sua crônica “Por um breve momento…”. O resultado veio através dos esforços da aluna, de cada professor, dos investimentos na educação extremense que procura capacitar os alunos com o máximo de conhecimento.

Aluna e professora posam com medalha ganha na Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país e integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. O tema deste ano foi “O lugar onde vivo”, proporcionando uma oportunidade para os alunos estreitarem vínculos com a comunidade em que vivem e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Com mais de 171 mil inscritos, estar nas finais foi momento inesquecível para a estudante Giovana. A premiação de Etapa Regional aconteceu em São Paulo em um evento que durou três dias para a categoria “Crônicas”, recebendo o prêmio no valor de R$ 400 para compra de livros. Impressionada com tudo o que vivenciou, a experiência mais marcante para a aluna foi poder conhecer o Brasil através das pessoas que estavam lá, a cultura de cada um.

Grupo de finalistas visitou Pinacoteca do Estado de São Paulo

Professores empenhados fazem toda a diferença na vida dos alunos do município, como o trabalho realizado pela professora que, desde o início do ano aplica estruturação de redação e língua portuguesa do 9º ano da EM Evandro Brito, inclusive a turma qual Giovana Machado participa.

Hoje, as escolas municipais oferecem o dia do trabalho diferenciado com o contraturno direciona aos alunos para novas experiências. Todos têm capacidade de aprender! O professor tem saber identificar o talento de cada aluno, se é mais para português, matemática ou ciências, e trabalhar em cima desta inteligência.

Crônica “Por um breve momento…” retratou o dia a dia da aluna em Extrema

A programação ainda contou com visitação à Pinacoteca do Estado de São Paulo, palestras, roda de conversas e Sarau. Para muitos jovens, esta foi à primeira oportunidade de vivenciar a diversidade cultural através da troca de experiências.

A grande final com premiação de ouro aconteceu no dia 9 de dezembro, em Brasília. O Programa Escrevendo o Futuro contribui para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas de todo país, por meio de ações de mobilização para a formação de professores(as) de língua portuguesa.