• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Agentes de Combate a Endemias entregam mudas de Crotalária em frente ao cemitério da Saudade no feriado de finados

Agentes de Combate a Endemias entregam mudas de Crotalária em frente ao cemitério da Saudade no feriado de finados

03/11/2022

Compartilhe:

Mais de 500 mudas foram distribuídas gratuitamente para ser utilizada como uma medida preventiva do mosquito da dengue

Neste último dia 2 de novembro, a equipe de combate à endemias esteve presente em frente do Cemitério da Saudade para distribuir mudas de Crotalária aos que ali passavam, a fim de propagar a importância desse método preventivo e dar orientações para a população, por meio de panfletos, sobre o combate do mosquito da dengue.

Ao todo mais de 500 mudas foram distribuídas gratuitamente pela equipe, sendo que a iniciativa partiu da coordenação do Centro de Controle de Zoonoses e também do setor de Endemias. Todos os agentes foram capacitados para informar dos benefícios da planta e também para dispor das mudas e explicar como ela é plantada.

A planta crotalária é conhecida como o repelente da dengue, visto que a flor amarela da planta atrai a libélula, predadora de pequenos insetos como a Aedes Aegypti. A presença desse inseto certamente contribuirá para a quebra da cadeia reprodutora do mosquito da dengue, prevenindo o surgimento de focos.

Lembrando que a crotalária vai ajudar no combate a infestação, mas ela não é a única alternativa para o combate dos focos da dengue. As outras armas de combate continuam e a todo o momento se deve evitar água parada e, se estocar a água da chuva, deve-se ter os cuidados necessários com tampas e telinhas de proteção.

A equipe pretende, no final deste ano, distribuir sementes de crotalária de casa em casa, com o intuito de abranger ainda mais esse método alternativo de controle a Dengue.