Ações de conscientização e combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes serão realizadas em Extrema a partir de segunda-feira (16)

13/05/2022

Durante duas semanas, a Secretaria de Assistência Social de Extrema realizará uma série de ações sobre o tema, entre elas uma mobilização na Praça Coronel Simeão na próxima quarta-feira (18)

A data de 18 de maio (quarta-feira) é considerada o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, razão pela qual a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Extrema realizará a campanha ‘Faça Bonito’ para conscientização sobre o tema, através de uma série de ações que acontecerão durante duas semanas do mês de maio, a partir de segunda-feira (16).

A primeira ação da campanha será um evento no Cine Teatro, que acontecerá na manhã de segunda-feira (16) e será destinada a alunos do 7º ano de escolas de Extrema e autoridades municipais; nesse evento, será apresentada uma palestra da equipe técnica do CREAS (Centro de Referência de Assistência Social) da Prefeitura Municipal, além de uma roda de conversa entre essa equipe e o público do evento, isto é, estudantes e autoridades. Em razão do limite de capacidade do Cine Teatro, o evento não será aberto ao público geral.

Na manhã de quarta-feira, 18 de maio, acontecerá a principal ação da campanha: a ‘Mobilização Faça Bonito’, que contará com uma série de atividades na Praça Coronel Simeão, no centro da cidade, abertas a todo o público. A partir das 8h30, será realizada uma concentração na praça, onde será apresentada a temática da violência sexual aos alunos adolescentes da Escola Estadual Odete Valadares e também às autoridades locais; em seguida, o Projeto Auê da Secretaria de Assistência Social irá fazer uma apresentação musical para o público presente; e a última mobilização será uma volta na Praça Presidente Vargas para conscientização da população. Devido a essas ações, na quarta-feira, a Secretaria de Assistência Social não poderá fazer atendimento ao público em suas unidades no período da manhã, retornando ao seu funcionamento normal a partir das 13h do mesmo dia.

A terceira ação da campanha será uma capacitação sobre escuta especializada e depoimento especial, a ser realizada pela Secretaria de Assistência Social na FAEX, em Extrema, na quinta (19) e na sexta-feira (20), destinada a um público intersetorial de profissionais que serão convidados pela Prefeitura de Extrema. E, na semana de 23 a 27 de maio, finalizando as atividades da campanha ‘Faça Bonito’, as equipes técnicas da Assistência Municipal visitarão as escolas municipais para conscientizar os alunos.

Lembre-se: é necessário garantir a crianças e adolescentes o direito ao seu desenvolvimento, de forma segura e protegida, livre da violência sexual. Para denunciar casos de violência sexual contra eles, ligue para o Conselho Tutelar de Extrema pelo número (35) 3435-2104, ou então para a Polícia Militar (190) ou através do Disque 100.

Saiba mais sobre a campanha nacional ‘Faça Bonito’: https://www.facabonito.org/