• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Acervo Digital Regional de Extrema recebe livros do século XIX do Arquivo Paroquial de Extrema

Acervo Digital Regional de Extrema recebe livros do século XIX do Arquivo Paroquial de Extrema

26/11/2021

Compartilhe:

Nesta sexta-feira, 26 de novembro de 2021, o ADRE (Acervo Digital Regional de Extrema) recebeu livros do século XIX do Arquivo Paroquial de Extrema. Esse valioso material foi digitalizado pela Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio da Paróquia de Santa Rita de Extrema e da Arquidiocese de Pouso Alegre, e estão disponíveis no link: https://acervo.extrema.mg.gov.br/instituicoes-organizacoes/livros-da-paroquia/

A partir de agora, através da plataforma do ADRE, é possível conhecer e realizar pesquisas em tais livros que contêm registros de batismo, casamento e óbito de moradores de Extrema, do ano de 1832 até 1900.

Esse conjunto de livros é muito relevante para o estudo da história de Extrema, uma vez que contêm registros de batismo, casamento e óbito de moradores de Extrema, de 1832 (ano em que a Capela de Santa Rita foi elevada à categoria de Capela Curada) a 1900 (quando foi criada a Diocese de Pouso Alegre).

Desde 2017, a Prefeitura de Extrema reúne documentos históricos e outros materiais importantes para o estudo da história e cultura do município, e realiza sua digitalização para promover um fácil acesso na internet para os cidadãos.

A Secretaria de Cultura agradece ao Arcebispado de Pouso Alegre e à Paróquia de Santa Rita pela parceria que viabilizou a realização desse importante trabalho.