Abra suas portas para a Secretaria de Saúde

23/01/2020

Prevenir é melhor do que remediar. Por isso, a Secretaria de Saúde de Extrema reforça sobre a importância do cadastramento dos usuários nas Equipes de Saúde da Família (ESFs) pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).
Este atendimento está previsto pela lei nº 10.507/2002. Os agentes comunitários de saúde têm como função levar informações e orientações sobre a prevenção a doenças às comunidades. Para isso, eles percorrem as residências nos bairros do município. Se for necessário, eles podem encaminhar as pessoas que apresentam algum problema de saúde para o atendimento médico.
Durante as visitas, os agentes também podem avaliar as condições de higiene das casas, detectar problemas relacionados à violência doméstica, entre outros.

Ao receber os ACSs em sua casa e se cadastrar nas Unidades de Saúde, o cidadão tem direito a participar dos eventos e atividades realizados pelas ESFs e acesso aos serviços de saúde das unidades, como atendimento médico e odontológico.
Além disso, é por meio do cadastro nas unidades que o cidadão consegue comprovar seu tempo de moradia no município. Com esse comprovante em mãos, é possível participar de diversos outros serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal, como o Bolsa Estudantil, Programas de Habitação, Cesta Básica de Materiais de Construção, entre outros.
Os documentos necessários para o cadastramento são RG, CPF e cartão do SUS. A Prefeitura orienta que os cidadãos que ficam fora de casa nos horários de funcionamento das unidades, assim que possível, procure o ACS ou enfermeiro da Unidade de Saúde do Bairro para verificar as condições para o cadastramento.
A Secretaria de Saúde também reforça que todos os Agentes Comunitários estão devidamente identificados por meio de seus uniformes.

Em caso de dúvidas, ligue para (35) 3435-6353