• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • A Atenção Primária à Saúde vem atuando e permanece comprometida com o enfrentamento do COVID-19

A Atenção Primária à Saúde vem atuando e permanece comprometida com o enfrentamento do COVID-19

27/03/2020

Compartilhe:

Todas as ações dos profissionais de saúde são coordenadas a fim de dar suporte necessário para orientar a comunidade sobre as precauções, prevenções e sobre utilização de máscaras aos Sintomáticos Respiratórios.

Considerando que, de forma organizada e atendendo aos momentos epidemiológicos do município de Extrema, foram construídas frentes de trabalho, inclusive de Educação Permanente em Saúde, que tem a atribuição de orientar sobre a utilização dos Equipamento de Proteção Individual (EPI) e atuação no atendimento ao Sintomático Respiratório.

Já os Isolamentos Domiciliares estão sendo direcionados pela Atenção Primária à Saúde que mantem o controle dos sintomáticos respiratórios pela Central de Monitoramento, possibilitando o diagnostico diferencial e notificação consciente do caso suspeito.

Quanto aos Agentes Comunitários de Saúde, estão sendo orientadas as precauções e a utilização dos EPIs nas abordagens que se farão necessárias quando tiverem que entrar no domicílio, situações como identificação precoce de casos suspeitos e notificação imediata, encaminhamento rápido de pacientes com sinais de gravidade, busca de contatos, educação em saúde para a população direcionada e orientada pelo Enfermeiro RT da Unidade de Saúde. Fora do domicílio, manterá a distância necessária e segura de 2 metros para visita.

Desse forma,  a equipe tem se atualizado constantemente para manter as estratégias de precaução com os colaboradores da saúde e sintomáticos respiratórios conforme Notas Técnicas e documentos com evidências científicas, presando a responsabilidade.

Coordenação Atenção Primária á Saúde.