59º BPM inicia a “Operação Natalina 2019″ e Férias Segura 2020”

29/11/2019

O 59º Batalhão de Polícia Militar lançou nesta quinta-feira, 28 de novembro, em Extrema e nas demais cidades pertencentes a sua área de atuação, (Cambuí, Camanducaia, Itapeva, Toledo, Bom Repouso, Senador Amaral, Córrego do Bom Jesus e Distrito de Monte Verde), as Operações Natalina 2019 e Férias Seguras 2020. O objetivo é oferecer mais segurança à população durante o período do Natal e das férias escolares. A Operação Natalina será realizada durante todo o mês de dezembro, e a Operação Férias Seguras no mês de janeiro de 2020.

O lançamento oficial das operações aconteceu na Praça Itália, centro da cidade de Extrema/MG. As operações serão aumentadas e contarão com o apoio dos militares que trabalham na área administrativa. O efetivo reforçará as atividades que são realizadas, rotineiramente, pelos policiais militares que atuam no patrulhamento e nas operações a serem realizadas.

O policiamento a pé será priorizado com ações interativas e informativas. Serão distribuídos pelos policiais militares dicas de segurança com o objetivo de sensibilizar a comunidade e os comerciantes sobre a adoção de medidas de autoproteção. Nas áreas comerciais e locais com maior aglomeração de pessoas, serão intensificados o policiamento, com abordagem a pessoas suspeitas. Em uma atuação específica, os militares responsáveis pelo trânsito atuarão para melhorar a circulação de veículos, garantindo a fluidez do trânsito, além da fiscalização rotineira e operações Lei Seca.

Com foco maior na visibilidade e identificação dos militares empenhados no policiamento natalino, foram adquiridos, neste ano, através de convênio com a prefeitura municipal de Extrema, 80 coletes reflexivos, o que irá potencializar o policiamento junto à comunidade. Com este equipamento, ficará mais fácil ao cidadão identificar os militares, caso haja necessidade de acionamento.

O objetivo é realmente reforçar a segurança para que as pessoas possam fazer suas compras de final de ano com maior tranquilidade, inibindo a ação de criminosos que aproveitam estes momentos, onde há maior fluxo financeiro, para cometer os delitos.

Passado o Natal, as operações serão voltadas para as áreas residenciais, com o objetivo de evitar os arrombamentos. Devido ao período de férias, muitas pessoas viajam, deixando suas casas vazias.