35% das famílias cadastradas no CadÚnico ainda estão com dados desatualizados em Extrema e podem ter o Cadastro cancelado

12/08/2022

Ocorrências de exclusão de cadastros já estão acontecendo em Extrema por falta de atualização

O município de Extrema tem contribuído e investido incessantemente em projetos que facilitam a vida das pessoas cadastradas no CadÚnico, assistindo-as e contribuindo por uma vida mais acessível, porém, por impossibilidade de contato de alguns beneficiários, seja por telefone ou por endereço, muitos estão perdendo o acesso aos Programas assistenciais em razão de seus dados cadastrais estarem desatualizados.

Por determinadas vezes, a Prefeitura Municipal propagou a importância da atualização do Cadastro Único, por meio de mutirões, publicações nas redes sociais, jornais locais e demais meios comunicativos, contudo as ações não surtiram o efeito esperado.

Hoje 13.170 munícipes são cadastradas no CadÚnico – plataforma do Governo Federal que permite com que estas pessoas tenham acesso aos Programas existentes, dessa forma, quem está registrado na base de dados deve ficar atento para não perder os prazos, que variam de acordo com cada caso, isso porque a eliminação do cadastro pode culminar no fim de benefícios sociais, como o BPC-LOAS, o Auxílio Brasil, o Auxílio Gás, a ID Jovem, a Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso, entre outros.

Para continuar recebendo os benefícios é necessário que haja uma atualização regular do cadastro pelo menos uma vez ao ano, ou todas às vezes quando houver alteração de: endereço, telefone, renda, composição familiar, escola onde as crianças e adolescentes estudam. Segundo mencionado pelo Ministério da Cidadania: “a falta de atualização dos dados do Cadastro Único pode levar à suspensão do benefício, posterior cancelamento e exclusão total do Cadastro”.

Segundo Números gerados com base das informações do CECAD, dos 5.234 cadastros existentes, cerca de 1.800 famílias ainda estão com informações desatualizadas e precisam urgentemente procurar o Setor do Cadastro Único, localizado nas Unidades CRAS (Centro de Referência em Assistência Social):

É necessário ainda que sejam

Conheça 6 situações que levam a exclusão no CadÚnico:

De modo geral, o cancelamento da inscrição ocorre devido às informações passadas (ou omitidas) no cadastro. Fiquem atentos quanto algumas situações que podem fazer com que a inscrição da família seja removida: 1. Informações inverídicas concedidas ao sistema; 2. Omissão de informações junto ao CadÚnico; 3. Recusa, por parte da família em apresentar informações; 4. Exclusão por meio de decisão judicial; 5. Falecimento de um membro da família; 6. Não localização da família para tentativa de atualização.

Ocorrências de exclusão de cadastros já estão acontecendo em Extrema, por isso evite com que essa situação aconteça e se identifique o quanto antes no CRAS mais próximo de sua casa. Os atendimentos acontecem de segunda a quinta-feira das 8h às 11h e das 13h às 16h. Para mais informações, ligue para o telefone: (35) 3435-5167.