30/08/2019

Nesta manhã, aconteceu a 2º Caminhada em comemoração a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Com muita música e descontração, crianças, adultos e até super-heróis caminharam lado a lado pela inclusão social.

O grupo formado por alunos do Centro Municipal de Educação Especializada, Centro de Reabilitação Integrada (CRIE) e familiares dos atendidos percorreram as ruas do centro de Extrema acompanhados por representantes e alunos das unidades escolares municipais (Evandro Brito da Cunha, João Orsi de Morais, Padre Adolfo Fabbri (Raio de Sol), Celso Luís Ferreira Pó e Heili Mozar )

O evento contou com a participação especial do Padre Leandro, que realizou a benção inicial e acompanhou toda a caminhada. O movimento foi embalado pelas batidas dos surdos, repiniques, tamborins, cuícas e agogôs do Projeto Auê. Comerciantes e pessoas que passavam pelo local paravam para ver a animação dos participantes.

Chegando ao destino na Praça da Saudade, a Banda Loucarmonia do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), resgatou o sentimento de companheirismo ao som das músicas “É Preciso saber Viver”, “O Sol”, “Maria, Maria” e “Ser Diferente é Normal”, encerrando a manhã com um abraço coletivo.

De acordo com o Censo 20110, quase 46 milhões de brasileiros, cerca de 24% da população declarou ter algum grau de dificuldade em pleno menos uma das habilidades investigadas como enxergar, ouvir, caminhar e subir degraus, ou possuem algum tipo de deficiência intelectual.

O encontro foi uma iniciativa da Secretaria de Educação através do Centro Municipal de Educação Especializada e contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social com Projeto Auê, Secretaria da Saúde com a Banda Loucarmonia do CAPS, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.