1º de outubro – Dia do Idoso

01/10/2019

Compartilhe:

O Dia do Idoso é comemorado em 1º de outubro no Brasil e tem como objetivo valorizar o idoso e mostrar que é possível envelhecer com qualidade de vida. Pensando nisso, as Estratégias da Saúde de Família (ESF) programou diversas ações para acolher as pessoas que fazem parte da “melhor idade” de Extrema.

Atividades como atendimentos com assistente social, rodas de conversa, passeios ao ar livre, práticas de exercícios físicos, apresentação musical e artesanatos foram ofertados na última semana do mês de setembro a todos os idosos que participam dos grupos de atendimento do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF).

Além dessas ações, a 3º Caminha e Olimpíada do Idoso reuniu mais de 150 pessoas no Parque de Eventos, que promoveu o bem estar e lazer dos idosos.

A criação do Estatuto do Idoso, em 2003, representou um grande avanço na vida dessa parcela de nossa população, que frequentemente é vítima de maus-tratos e abusos de todas as formas. Esse estatuto estabeleceu os direitos dos idosos, como a prioridade em alguns serviços e a garantia de acesso à saúde, alimentação, educação, cultura, lazer e trabalho.