19 de março: Dia do Artesão é marcado por encontros comemorativos promovidos pela Secretaria de Cultura de Extrema

18/03/2022

Exposição de artesanatos, exibição de teasers, homenagens e uma palestra foram algumas das ações que marcaram a comemoração do dia do artesão

Antecipando uma das datas de grande importância para a cultura de Extrema, a Secretaria de Cultura promoveu dois encontros especiais entre os artesãos que residem no município para homenageá-los e deixá-los com que mostrassem, uns para os outros, seus trabalhos artísticos.

Nos dias 8 de fevereiro e 10 de março, cerca de 50 artesãos da cidade se reuniram para participarem de um encontro interativo no Cine Teatro, no qual contou com um coquetel de recepção, palestra com parceria do Senac, exibição de teasers do projeto “Feito em Extrema, Uai!”, bate papo e apreciação de trabalhos dos próprios artistas.

O professor Rogério Agnaldo de Faria esteve à frente da palestra realizada no dia 10 de março e ele ressaltou a importância do resgate as origens e a união da equipe, palavras estas que tocaram os corações daqueles que estavam presentes: “A homenagem ao Dia do Artesão foi brilhante e a palestra nos tocou profundamente, pois através dela conseguimos revivermos os tempos da verdade, do olhar e do diálogo entre família”, relatou emocionado o José Arimatéia Carvalho Ribeiro, artesão que trabalha com madeira reciclada.

A proposta dos encontros era formar uma grande equipe com esses artistas, onde a união pode alavancar cada dia mais a arte de fazer artesanato. Segundo o relato dos profissionais que participaram do evento, o cuidado que Extrema tem pelos artesãos faz muita diferença no resultado final do trabalho de todos eles: “Estou em Extrema desde 1994 e pude acompanhar o progresso exponencial da cidade e certamente o evento explicou o porquê deste crescimento. Parabéns a todos que já se envolveram e se envolvem nesta trajetória, visando o desenvolvimento integral do ser humano e valorizando a essência do artesão”, elogiou Agnalda Siqueira Andrade, artesã que produz japamalas (cordão sagrado feito de contas).

Ao longo destes últimos dias, que antecedem a data de 19 de março, a página do Facebook da Prefeitura Municipal e a página do Youtube da Secretaria de Cultura irão publicar 6 episódios do Projeto chamado “Feito em Extrema, Uai!”, que mostram o trabalho artístico de alguns artesãos que foram selecionados através de um sorteio, ocorrido no dia 8 de fevereiro.

No último encontro os artesãos sugeriram alguns cursos que iriam ajudá-los na capacitação profissional e posterior a isso, projetos serão discutidos para atenderem estes brilhantes profissionais que tanto representam a cultura extremense.