14ª Conferência Municipal de Assistência Social será promovida no mês de abril em Extrema com a proposta de reconstrução do SUAS

09/03/2023

As pré-conferências serão realizadas a partir do dia 21 de março, a fim de explanar sobre 5 eixos de grande importância com o tema central desta edição

A Secretaria de Assistência Social realizará no dia 6 de abril, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, que terá por temática a “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. A Conferência será realizada nas dependências do Cine Teatro durante o dia todo, das 08h às 16h, com dois pequenos intervalos e pausa para o almoço.

A Conferência tem como objetivo avaliar a situação da assistência social no município e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Serão tratados nesta edição os 5 eixos que segundo a programação serão divididos em dias e locais distintos, a serem abordados antes da data oficial da Conferência Municipal. As pré-conferências começam a ser desenvolvidas em 21 de março, se estendendo até o dia 29 do mesmo mês de vigência.

Cada pré-conferência abordará um eixo temático diferente, sendo que o primeiro tratará sobre financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais; o segundo tem foco na qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas; o terceiro encontro promoverá uma articulação entre os segmentos, questionando a vertente de como potencializar a participação social no SUAS; a quarta pré-conferência vai abordar sobre a universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS e por fim, o quinto encontro falará sobre a importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS. Confira a programação destes encontros:

• EIXO 1: FINANCIAMENTO

21 DE MARÇO | 19H

Auditório da EMETI da Vila Rica (Rua das Araucárias, s/n – Bairro Vila Rica)

• EIXO 2: CONTROLE SOCIAL

22 DE MARÇO | 19H

Associação de Bairro da Roseira (Estrada da Roseira, s/n – Bairro Roseira)

• EIXO 3: ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS

23 DE MARÇO | 19H

CRAS Sul (Rua Grécia, 170 – Bairro Vila Esperança)

• EIXO 4: SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS

28 DE MARÇO | 19H

Associação de Bairro do Bela Vista (Rua Benedito Zingari, 577 – Bairro Bela Vista)

• EIXO 5: BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA

29 DE MARÇO | 19H

CEIM Profª Edna Maria da Silva Gomes (Rua Alexandre Bertolotti, 51 – Centro)

A palestra magna será ministrada pela Dra. Abigail Torres que é Assistente Social desde 1990, Mestre e Doutora em Serviço Social e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social. Além disso, a palestrante é docente de graduação e pós-graduação há mais de dez anos e atua como consultora nas temáticas de política pública de assistência social, políticas públicas para a infância e adolescência e controle social, acompanhando o processo de implantação do SUAS em diversos municípios.

Para o evento é previsto que participem algumas autoridades políticas, conselheiros municipais, servidores públicos, representantes de entidades e representantes dos usuários do Sistema Único de Assistência Social.

Toda a população é convidada para acompanhar a Conferência e pra isso a Secretaria de Assistência Social solicita que os participantes previamente acessem e preencham um formulário: https://forms.gle/dKfSAaTCusPWvYY27, no qual devem expor suas propostas para cada eixo, a fim de que se utilizem do conteúdo explanado neste questionário para abordar durante as pré-conferências.