Com música ao vivo, mostras de dança e teatro, festivais caipira, de música popular, blues e de rock, feiras diversas e Semana da Diversidade, o evento vai garantir entretenimento e novas experiências aos extremenses e visitantes
A Secretaria Municipal de Cultura dará início, no próximo dia 1º de junho, à programação de um dos maiores e mais completos eventos realizados na cidade. Em sua 13ª edição, o Festival de Inverno de Extrema reunirá, de junho a agosto de 2024, atrações que devem agradar todos os públicos. Do rock à cultura caipira, passando por feiras, mostras de dança, teatro e muito mais, o festival busca valorizar os costumes locais, dando voz e visibilidade à pluralidade de expressões e apresentando aos moradores e visitantes o melhor da gastronomia do Sul de Minas.
Todos os eventos têm entrada gratuita.
Programação sujeita à alterações*
Matéria editada dia 14/06/2024 às 17h32**
Bastante aguardado pelos roqueiros de plantão, quem abre o Festival de Inverno 2024 é o Pro Rock, que vai reunir em dois dias de evento as principais bandas de rock de Extrema e região, a fim de difundir o estilo musical, não apenas para o apaixonados, mas também para as novas gerações. Neste ano os destaques são as atrações de heavy metal Edu Falaschi e a banda Dr. Sin. Confira a programação:
Sábado 01/06:
12h: Abertura
12h50: InRed Red (Hot Chili Peppers Cover)
13h40: Puro Sangue
14h30: Harmonize
15h20: Rita Lee Cover Oficial & Rock’nboles
16h10: Road n Rash
17h: Territory Sepultura Tribute
17h50: OverCore
18h40: Brutal Damage
19h30: Niente
20h20: I Want You
21h10: Rygel
22h: Motor Rock
Domingo 02/06:
12h: Cobras & Lagartos
12h45: Magnetic Train
13h30: Cigarros Molhados
14h15: BurnHate
15h: A Prole
15h45: Hard Five
16h30: Código de Barley
17h15: Lithium Nirvana Cover
Com uma programação recheada de talentos extremenses, o Projeto Música Para Todos proporciona mais um ano de audições dos alunos participantes deste importante trabalho desenvolvido pela Prefeitura. O cronograma ocorre de 10 a 22 de junho, sempre às 19h30, e contará com a Orquestra Sinfônica de Extrema, o Coral Municipal, Banda do Bem e Coral de Bragança. Prestigie:
Dia 10: Coral Experimental; Coro cênico; Canto Coletivo; Coral Infantil
Dia 11: Orquestra Sinfônica de Extrema (OSE)
Dia 12: Alunos de Bateria e Banda do Bem
Dia 13: Orquestra Escola e músicos convidados
Dia 14: Alunos de teclado e piano
Dia 15: Coral Municipal
Dia 22: Coral de Bragança – às 16h no Santuário Santa Rita de Extrema
Outra grande vitrine de talentos, sejam de Extrema ou de grupos e dançarinos individuais que prestigiam o evento, a Mostra de Dança integra mais um ano do Festival de Inverno de Extrema. Vale destacar que as inscrições estão abertas e os interessados têm até 3 de junho para se cadastrarem por meio do link: https://linklist.bio/mostradedancaextrema.
Importante: os formulários para a realização dos workshops serão disponibilizados em breve. Todos os participantes receberão certificado.
Agenda de workshops (Sede Renascer, na Rua das Orquídeas, 73)
Dia 28
18h – Dança Clássica Árabe (com Tarik)/ 20h – Flamenco (com Leandro Tavares)
Dia 29
10h – Hip Hop (com Binho Lima)
Dia 30
10h – Jazz (com Mayara Falsarella)
Apresentações
O palco do Cine se transforma em uma vitrine da dança, desde apresentações dos grupos inscritos até performances profissionais. De crianças a melhor idade, diversas modalidades serão representadas, possibilitado um evento completo e para toda família.
Sábado dia 29 (Sessão 1 – 16h / Sessão 2 – 18h)
Edição Especial: Mostra de Dança Só Para Baixinhos – temas infantis.
Domingo dia 30 (às 17h)
Um dos maiores sucessos do Festival de Inverno de Extrema, o Extremamente Caipira retorna para mais um ano de muita música caipira e claro, o melhor da gastronomia tradicional do Sul de Mineiro por meio do 15º Festival Sabores da Roça. Além dos músicos sertanejos raiz que marcaram gerações com os modões, a edição de 2024 conta ainda com exposição, apresentação da Orquestra Mineira Extremamente Caipira e muito humor com Chico da Tiana.
Confira a programação completa:
Sábado dia 06/07
12h – Abertura
12h30 – Murilo Reis e Pantanal
14h – Orquestra Mineira Extremamente Caipira
15h – Exposição Mazzaropi
16h – Divino e Donizeti
17h30 – Início degustação “Sabores da Roça”
18h – Francis Rosa lic. Praça
19h30– Resultado final “Sabores da Roça”
20H – Chico da Tiana
21h– Adriana Farias
22h30 – João Moreno
Domingo dia 07/07
12h – Abertura
13h- Grupo Renascer (música e dança)
15h – Mazaropinho
17h – Jackson Antunes & Yassir Chediak
O evento, que se encontra em sua 18ª edição, será realizado nos dias 12 e 13 de julho. As inscrições para o Festival da Canção Popular de Extrema são realizadas exclusivamente pela internet até as 17h do dia 20, tanto para artistas locais quanto para os músicos de todo o país. Confira a matéria completa CLICANDO AQUI.
As inscrições em nível Nacional devem ser realizadas por meio do preenchimento do seguinte formulário: https://encurtador.com.br/joRHe; enquanto as canções da etapa Local, ou seja, de músicos residentes em Extrema, devem ser inscritas através do link: https://encurtador.com.br/8051u
O Festival da Canção Popular de Extrema vai totalizar R$ 51.800,00 em premiações gerais aos vencedores. Vale destacar que, além dos primeiros 12 lugares, o evento gratifica também a Melhor Música, Intérprete, Letra e Aclamação Popular.
Domingo 14/07 (Praça da Saudade)
Espetáculo Circense: Lalaiá
Caravana da Tapioca
Sinopse: Para reverenciar o encontro da Música com o Circo, os seis artistas do elenco se revezam nos instrumentos musicais, malabares e acrobacias em demonstrações excêntricas de habilidades ao som de ritmos brasileiros. Eles contam com a arte do equilíbrio e a graça da palhaçaria, tudo na cadência do samba, do funk e do forró. Violino, cavaquinho, saxofone, flauta, trombone e percussão na ousadia do Circo (Duração: 50 min. / Indicação: Livre)
Segunda-feira 15/07 (Cine Teatro)
Espetáculo: Oi Lá, Inezita
Cia. Cênica
Sinopse: Oi Lá, Inezita conta a história de uma corajosa violeira que não acredita em um lugar definitivo para as coisas. Subvertendo a lógica do mundo machista e patriarcal, se aventura por um Brasil repleto de riquezas e reinvenções. Em uma atmosfera envolvida pela música, dança e poesia, o espetáculo passeia por elementos da cultura popular brasileira e é inspirado na vida e na obra da mulher, artista e pesquisadora Inezita Barroso. (Duração: 60 min./ Indicação: Livre)
Terça-feira 16/07 (Cine Teatro)
Espetáculo: Pílulas Insana
Sinopse: Projeto pensando especialmente para a Extrema Mostra Teatro, com personagens apresentados no projeto TERÇA INSANA e que também estão no segundo DVD Ventilador de Alegria. (2008). Criado e dirigido por Grace Gianoukas. Nesta apresentação, o público irá reencontrar com Zildo, do célebre bordão, Graças a Deus, o ator Guilherme Uzeda, ganhou também o banco da Pra, e hoje ele interpreta A TIA no programa Mulheres da Tv Gazeta. Também estarão nesse show exclusivo a Betina Botox e Salvador Levi Strauss, de Roberto Camargo, um dos fundadores do TERÇA ISNANA e Carlota Joaquina e Margarida, de Agnes Zuliani. (Duração: 70 min. / Indicação etária: 14 anos)
Quarta-feira 17/07 – (Cine Teatro)
Espetáculo: A princesa e o Mar
Sinopse: Com música ao vivo, recursos de teatro de bonecos e de sombras, e canções de Dorival Caymmi, conta a história de uma princesa que foi mais valente do que o mais corajoso cavaleiro de qualquer conto de fadas ao enfrentar a todos em nome de um amor que fugia às expectativas do reino: o amor de uma princesa pelo vasto e inconstante mar.Com atores do premiado programa infantil QUINTAL DA CULTURA, da Tv Cultura. (Duração: 60 min. Indicação: Livre)
Quinta-feira 18/07 – (Praça Cel. Simeão)
Espetáculo: Estupendo
Circo Di SoLaides
Sinopse: Após muito tempo trabalhando em diversos teatros e circos, cansades dos mandos e desmandos dos patrões, três palhaces decidem criar seu próprio circo e rodar pelo mundo. A adaptação de cenas clássicas do circo tradicional, música, poesia e interação com a plateia compõem as apresentações de “Estupendo Circo diSóLadies”, levando o universo feminista em sua trajetória cômica, para crianças, jovens e adultos. (Duração: 60 min. / Indicação: Livre)
Sexta-feira 19/07 – (Cine Teatro)
Espetáculo: Pelo Cano
Cia Pelo Cano
Sinopse: A montagem opta por uma vertente mais poética do palhaço: com um humor leve e cativante, música ao vivo e poucas palavras, sem dispensar a gargalhada que esta linguagem proporciona. É um espetáculo onde duas palhaças vivem pequenas situações que revelam sua forma de interagir com o mundo, em geral ridícula e catastrófica. Nas cenas, utilizam objetos comuns, como dinheiro, fita crepe e sifão de pia, trabalhando-os de diferentes formas que escapam da sua função cotidiana e utilitária. Esses objetos por vezes revelam novos espaços, emitem sons que são incorporados às músicas, tocadas ao vivo, e ajudam a revelar a inaptidão do palhaço com a vida, sua forma enviesada de resolver as situações e seu dom de transformar a realidade. É um espetáculo que proporciona poesia e gargalhada para todas as idades, com as atrizes Paola Musatti e Vera Abbud, que trabalham com a linguagem do palhaço há mais de 25 anos. (Duração: 60 min. Indicação etária: 10 anos).
Palestras sobre saúde, espiritualidade e ufologia
Dia: 14 (Domingo)
Às 9h
Abertura da Feira Holística e Hasteamento da Bandeira da Paz
Apresentação de Bem Vindo da Comissão Organizadora
Das 9h15 às 10h
Apresentação da RPPN Pico dos Cabritos e do Observatório Cultural e Astronômico de Extrema
Facilitadores: Paula Fabiana Scarpato e Maurício Trovarelli Tornero
Das 10h às 11h
Fisilogia da Alma e as influências espirituais nos transtornos mentais
Facilitadores: José Carlos Zanarotti e Maurício Trovarelli Tornero
Intervalo de 30 minutos
Das 11h30 às 12h30
Constelação Municipal
Facilitadores: amigos consteladores de Extrema/MG e de Bauru/SP
Intervalo para almoço
Das 14h às 16h30
Constelação Familiar – prática – atendimentos gratuitos
Facilitadores: amigos consteladores de Extrema/MG e de Bauru/SP
Intervalo de 10 minutos
Das 16h40 às 17h30
Atualizações ufológicas no Sul de Minas Gerais
Grupo Ufológico do Sul de Minas e Convidados
Encerramento
Mais informações em breve.
Mais informações em breve.
Dia 31 de julho, quarta-feira
Palestra com Diego Vinícius para profissionais da área da Educação, aberta para aqueles que desejam acompanhar o evento.
No Cine Teatro
Horário a confirmar.
Dia 01 de agosto, quinta-feira
Palestra e Roda de Conversa sobre Vivências Trans, às 20h.
No Cine Teatro
Classificação Indicativa Livre
Dia 02 de agosto, sexta-feira
Sarau Delas – Um sarau dedicado às sáficas (mulheres que amam mulheres). O evento será realizado às 19h e contará com exposição de artes e com a presença de Tatá Black,DJ Tupya e DJ Ruth Dalps.
No Cine Teatro
Classificação Indicativa Livre
Dia 03 de agosto, sábado
Apresentações artísticas de canto, dança, teatro e performance drag.
O espaço conta com barracas de comida e bebida, além de mesas e cadeiras.
Às 19h, no Parque de Eventos
Esse evento não é recomendado para menores de 12 anos.