13ª Conferência Municipal de Assistência Social acontecerá no dia 15 de julho e pré-conferências serão realizadas a partir de 23 de junho

17/06/2021

A Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Extrema realizarão a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social no dia 15 de julho. O tema desta edição será: “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

O evento acontecerá durante o dia todo – das 08h30 às 17h30, com dois pequenos intervalos e pausa para o almoço – no Cine Teatro com a presença de autoridades, conselheiros municipais, servidores públicos, representantes de entidades e representantes dos usuários do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Em prevenção à pandemia, a capacidade máxima de 30% do local será respeitada, e por essa razão o público geral poderá acompanhar e participar da conferência apenas através de uma transmissão on-line ao vivo pelo canal do YouTube da Prefeitura de Extrema.

As pré-conferências acontecerão um pouco antes, a partir de 23 de junho, também no Cine Teatro. Ao todo, serão 05 (cinco) pré-conferências a serem realizadas nos dias 23, 24, 25, 28 e 29 de junho, todas no período da tarde – das 13h30 às 16h30. Cada pré-conferência abordará um eixo temático diferente, confira:

23/06/2021 EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades;

24/06/2021 EIXO 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais;

25/06/2021 EIXO 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários;

28/06/2021 EIXO 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social;

29/06/2021 EIXO 5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

As pré-conferências serão abertas para participação presencial do público em geral – até o limite de 30% da capacidade do Cine Teatro. A inscrição deve ser feita previamente na Secretaria de Assistência Social através do telefone (35) 3435-5810.