1° Fórum de Educação para a sustentabilidade

18/03/2019

Nesta quinta-feira, 14 de março, aconteceu na Secretaria de Meio Ambiente o 1° Fórum de Educação para a sustentabilidade. A capacitação envolve as Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Turismo e é voltada para os orientadores pedagógicos da rede de ensino municipal que marca o início do projeto de Educação Ambiental. Os processos e ações de Educação Ambiental acontecem desde 1997 passando por adaptações durante estes 22 anos.
No ano de 2019 o projeto vem com uma proposta inovadora, trazendo a abordagem da Educação para a Sustentabilidade abordando o tema “Educar para a Vida”, embasado nos três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. O projeto visa desenvolver conceitos e práticas voltadas ao pertencimento, alteridade, autocrítica e conhecimentos aplicados as problemáticas ambientais locais.
Neste ano, há ainda um momento de reflexão e estudo, um olhar para redescobrir e usar os ” óculos da sustentabilidade” , que vem tanto do processo de adequação do currículo atual a nova Base Nacional Curricular Comum, quanto do esforço conjunto do Município de Extrema em aprovar uma base legal para as ações por meio da Política Municipal de Educação para a Sustentabilidade. Em decorrência deste trabalho a proposta é melhorar e diversificar as atividades a serem propostas aos participantes do projeto. Os orientadores, a partir desta capacitação, atuam como agentes multiplicadores em suas escolas, adequando as propostas a comunidade escolar e as suas particularidades e de cada uma dos atores escolares envolvidos.