As profissionais também planejam aplicar, em breve, um treinamento específico para colaboradores da Educação a respeito da temática
Dando continuidade ao projeto de adequação da alimentação escolar no município, as nutricionistas da Rede Municipal de Educação deram início ao desenvolvimento de um manual para cozinheiras, lactaristas e professores dos CEIMs. O objetivo deste material é qualificar àqueles que servem às crianças sobre a importância da montagem adequada dos pratos, bem como do corte e preparação de alguns alimentos.
Para além da questão nutricional, as profissionais destacam que existe uma maneira adequada de servir cada tipo de alimento, respeitando as faixas etárias atendidas pelas unidades escolares, desde o Berçário até a Pré-escola. Neste manual serão abordados tópicos importantes, como o corte das frutas, de maneira a prevenir engasgos e garantir a autonomia das crianças, bem como o cozimento de legumes variados.
Um dos destaques será a montagem dos pratos, inclusive dos bebês. Além de garantir uma estética harmoniosa aos itens oferecidos, a maneira correta de servir a comida escolar estimula a diferenciação da textura de cada alimento, o que é fundamental para a formação do paladar. É o que explica a nutricionista Camila Maia Lo Sardo:
“Nós vemos que tem uma insegurança muito grande e quando passamos nas salas até elas [as professoras] pedem [treinamento] […]. Por isso que hoje eles servem como se fosse uma sopa, pegam todos os alimentos e misturam tudo aí com bastante caldinho de feijão […]. É mostrar que cada alimento tem sua cor, tem sua textura e que basta nós oferecermos de uma forma mais desfiadinha, mais amassadinha, mais separadamente e vamos ter muito mais sucesso na alimentação dos bebês”, reforça a profissional.