O evento promoveu o protagonismo dos alunos e reforçou a construção de uma identidade nacional entre os participantes
O Parque Municipal de Eventos foi palco, no último sábado (7), do tradicional desfile cívico pelo Dia da Independência do Brasil, que reuniu os alunos e os profissionais da Rede Municipal de Ensino, representantes do Esporte, Saúde e Assistência Social municipais, bem como das forças de segurança. Com início às 9h, o evento teve a presença de autoridades, apresentações musicais e culturais e com a participação do público.
A festividade contou com a presença de duas importantes representantes da música extremense, a Orquestra Sinfônica de Extrema, que fez a ambientação, e a Banda do Bem, que tocou durante o desfile. A largada ocorreu após o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Extrema, assim como da execução dos hinos do país e do município pelo coral das EMETIs, formado pelos alunos do Ensino Integral.
O destaque da edição de 2024 foi o formato inovador escolhido para o desfile cívico: as unidades educacionais, projetos, alunos do Esporte, funcionários do transporte e ESFs perfilaram de acordo com a localidade de sua respectiva rota turística. Desse modo, Extrema pôde integrar o turismo, por meio da Rota das Águas, dos Ventos, das Pedras, Sol e das Rosas, à cidadania.
Acompanhadas pelo leão Daren e o PM Amigo Legal, as crianças do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd) e o Pelotão Mirim da Polícia Militar abriram o evento, seguidos pelas viaturas do 59º BPM, frota da Polícia Civil, Polícia Penal, 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Extrema, agentes da Defesa Civil Municipal, com o pelotão da Brigada Profissional e os brigadistas municipais.
Em mais um ano, as unidades educacionais de Extrema deram um show de simpatia e criatividade durante o desfile cívico. Com bandeiras, faixas e adereços que variavam de bexigas a plantas, os alunos e os professores exaltaram a Educação extremense, entre escolas municipais e privadas, e claro, o orgulho de ser brasileiro.
Quem também marcou presença no 7 de setembro foi a Secretaria Municipal de Assistência Social, que apresentou à população os pequenos grandes talentos o Galpão Social, Grupo Renascer e claro, levou à plateia o melhor da música carnavalesca, por meio do Projeto Auê.
12 de outubro de 2024
12 de outubro de 2024
12 de outubro de 2024