Extrema é destaque na 17ª REDEC, composta também pelas cidades de Sapucaí Mirim, Paraisópolis, Itamonte, Baependi, Brazópolis e Congonhal
Pensando em ampliar sua gama de atuação contra os incêndios florestais na cidade, 6 agentes da Defesa Civil Municipal de Extrema participaram, na última quarta-feira (11), de uma capacitação sobre a elaboração de planos de contingência contra as chamas. A formação foi promovida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), das 8h às 13h, na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e seu conteúdo será replicado para demais agentes do órgão municipal.
Ministrada pelo Diretor de Redução de Risco de Desastre da Cedec, o 2º tenente BM Rogério Silva de Paula, a capacitação teve como principal objetivo orientar os agentes da Defesa Civil sobre a elaboração do Plancon, uma proposta de atuação em desastres naturais e humanos. No caso de Extrema, que já possui plano de contingência, a formação possibilitou a atualização da equipe para reformulação do documento.
Defesa Civil qualificada
Exemplo de atuação no Sul de Minas, Extrema foi citada com destaque pela Diretoria de Redução do Risco de Desastre da Cedec. Somando os agentes das secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Obras e Defesa Civil, o município conta com um time de aproximadamente 40 brigadistas, uma referência na 17ª Regional de Defesa Civil (REDEC):
“Extrema sempre teve os servidores capacitados, tanto para os eventos hidrológicos, que é chuva, quanto para os eventos de incêndios florestais que estão assolando a nossa região. Extrema está devidamente dentro do contexto, com o plano de contingência elaborado, bem como com os servidores”, afirmou o agente regional 1º sargento PMMG Vanderlan Domingos Ribeiro.
A coordenadora da Defesa Civil Municipal reforçou a importância da participação do município em capacitações. Para Renata Almeida, estas são oportunidades para aperfeiçoar competências e tornar a equipe cada vez mais apta para lidar com incêndios florestais:
“O plano de contingência é onde a gente vai ter a percepção do risco e as condições de resposta, então poder ter a equipe aqui diante do cenário que nós estamos hoje, da seca. Representa uma união sistêmica da Prefeitura, dos secretariados, dos gestores e da população, pra que a gente possa se prevenir e ter sempre a primeira resposta e a preservação de vidas”.
Denuncie os incêndios florestais
Apesar da busca incessante por qualificação e aprimoramento, é necessário ressaltar a importância da colaboração da população no combate aos incêndios florestais. É o que afirmou o coordenador da Brigada Florestal de Extrema, Pablo Luiz Moreira:
“A Prefeitura de Extrema, ela tem intensificado muito essas ações de combate a incêndio devido até ao nosso bem patrimonial aqui, que é a Serra da Mantiqueira. Então em vista dos diversos cenários que a gente tem encontrado, um ponto que a gente está batendo forte agora é a questão da denúncia anônima […]. Então a intenção da Brigada Florestal hoje em Extrema é preservar antes de combater e, em último caso, sim, entrar em combate direto”, finalizou o agente.
Em caso de emergência ou focos de incêndio, ligue para a Defesa Civil pelo contato (35) 98861-9514, Corpo de Bombeiros no 193 ou Polícia Militar por meio do 190. Para fazer denúncias, entre em contato com a Polícia Ambiental no (35) 3100-1456, Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (35) 3435-3620 ou Disque Denúncia no 181.
12 de outubro de 2024
12 de outubro de 2024
12 de outubro de 2024