Amplamente divulgada no mês de agosto devido à campanha Agosto Dourado, a coleta de leite materno é realizada diariamente pelas creches municipais
A fim de conscientizar as mães a respeito da importância do aleitamento materno no desenvolvimento dos bebês, a Secretaria Municipal de Educação tem promovido ações para sensibilizar as lactantes sobre a temática. Além de orientar, o Departamento de Alimentação Escolar também incentiva a coleta e armazenamento de leite materno nos CEIMs de Extrema, garantindo nutrição adequada para os bebês matriculados nas creches da Prefeitura.
Esse esforço é necessário para disseminar a orientação do Ministério da Saúde de que o aleitamento materno é o único alimento necessário até os 6 meses de idade e, na sua impossibilidade, o uso de fórmula infantil é o substituto indicado. A coleta de leite materno é uma opção para as mães que querem dar seguimento à amamentação dos seus bebês nos CEIMs de Extrema.
Para isto, um passo a passo é necessário para a garantia da segurança da oferta no ambiente escolar:
*A coleta deve ser feita em um recipiente de vidro incolor, com tampa de plástico (devidamente esterilizado) ou em saquinhos estéreis próprios para armazenamento. Para esterilizar o frasco e a tampa, lave-os com água e sabão e depois deixe-os na água fervente por 15 minutos.