Mais de vinte atrações musicais se apresentaram na Praça João Batista de Morais Filho durante a Feira de Extrema

Apresentações de artistas e grupos extremenses têm enriquecido a Feira e proporcionado momentos agradáveis, tanto para os feirantes quanto para o público em geral
Há quase 5 meses, o calendário cultural e turístico municipal se concentrou em realizar, aos sábados, a Feira de Extrema, na qual se utiliza todo o espaço da Praça João Batista de Morais Filho para comercializar frutas, legumes e outros itens produzidos pelos agricultores locais, além de peças artesanais de artesãos que participam da Produção Associada ao Turismo.
Unir Cultura e Turismo sempre foi um dos principais desejos do projeto da Nova Feira de Extrema e desde a inauguração, cantores e grupos musicais estão se apresentando no coreto da praça, a fim de promover o trabalho dos artistas extremenses e proporcionar um ambiente mais agradável e cultural para todos.
A Secretaria de Cultura, semanalmente agenda uma atração musical especial e logo na inauguração da Feira, a Orquestra Mineira Extremamente Caipira se apresentou e foi a responsável pela acolhida dos visitantes e também por levar emoção através das modas de viola caipira. A partir daí, outros cantores tiveram a oportunidade de embalar o público com diferentes estilos musicais, que envolvem repertórios desde do MPB, Sertanejo, Rock Nacional, Reggae, POP e muito mais.
Segundo o jovem instrumentista Arthur Morais, a ideia de promover a música no ambiente da feira é rentável para todas as partes: “Vejo muitos benefícios em relação à cultura em geral, como músico me sinto valorizado em poder demonstrar e ajudar juntamente com toda orquestra de violas, além de que com isso, a Prefeitura dá a oportunidade de músicos locais demonstrarem seu talento e até mesmo crescerem em sua carreira. Enquanto isso, o povo em geral pode fazer suas compras curtindo um som ao vivo e aproveitando todas as atrações da feira. Particularmente acredito que o coreto foi uma melhoria fantástica para toda a população”, encerrou o membro mais jovem da Orquestra do Projeto Música Para Todos e que também tocou com o cantor Tiagão no dia 25 de fevereiro.
Desde a regularização da nova feira, mais de 20 apresentações foram evidenciadas no palco da praça, tendo a participação dos seguintes artistas e grupos:
- Orquestra Mineira Extremamente Caipira;
- Neto Zenorini;
- Duo Viola Violando;
- Cantando Histórias;
- Grupo Renascer;
- Victor Matissé;
- Ângelo Carlos;
- Rafael Duaity;
- João & Camargo;
- Jonny & Jotha;
- Os Filhos de Extrema;
- Elisteu & Joel;
- Pedro Gaia e convidados;
- Tur & Tiagão;
- Snow & Matisse
- Alma Boêmia.
A Feira é realizada todos os sábados, das 7h às 13h, na Praça João Batista de Morais Filho.
Feira de Extrema completa dois meses após inauguração oficial e segue surpreendendo a cada nova edição

Somente no primeiro dia cerca de mil pessoas passaram pela Feira e prestigiaram as barracas e produtos dispostos pelos expositores
No último dia 15 de Outubro, a Praça João Batista de Morais Filho, mais conhecida como Praça da Saudade se tornou o novo ponto de encontro cultural, já que a Prefeitura Municipal entregou à população uma nova Feira de Extrema, com mais elegância, variedades de produtos e em novo local, escolhido estrategicamente para vangloriar um ambiente harmonioso e de fácil localização ao público.
Se encaminhando para dois meses desde a inauguração, os feirantes estão conseguindo atrair novos clientes e manter aqueles que já compravam seus produtos, visto que os próprios agricultores e artesãos buscam manter a qualidade e a eficiência em cada peça ou mercância produzida ou colhida da terra.
Logo no primeiro dia houve uma participação massiva da população, que fez questão de conferir a novidade. Ao todo cerca de mil pessoas estiveram presentes e visitaram as mais de 16 barracas dispostas na Praça João Batista de Morais Filho.
Veterana no quesito Feira, Vera Gaúcha já faz parte deste ambiente cultural há muito tempo e afirma que a regulamentação contribuiu muito para a ascensão das vendas de seus artesanatos: “Antes nós estávamos numa feira muito reduzida e enfrentamos também uma pandemia nesse período, o que muito prejudicou nossas vendas, porém com a mudança o novo local ficou mais espaçoso e proporcionou mais opções de produtos aos clientes. Agora temos sombra, uma barraca maior e música ambiente, o que faz toda a diferença”.
Cláudia Cristina é uma das feirantes que está participando pela primeira vez de uma feira e a aposta dela é o antepasto de pimenta, uma novidade que segundo ela tem chamado a atenção daqueles que passam na Feira: “Eu me senti muito cuidada nesta minha estreia como feirante e tudo isso me fez ficar mais exigente, quis a todo custo deixar com que o meu produto ficasse a altura do cuidado que tiveram comigo. Utilizei da estrutura dessa nova Feira como uma oportunidade pra pegar um público maior e educá-los, mostrar um pouco mais do meu trabalho… As minhas vendas no primeiro dia até que nem foram tão boas, mas a oportunidade que eu tive de conversar com as pessoas e apresentar o meu produto foi o ponto chave para fazer com que elas voltassem em outros sábados e comprassem a minha pimenta”.
Pela primeira vez fazendo feira em Extrema, os irmãos Nelson e José Roberto se surpreenderam com o resultado do município, já que a venda de mandioca, batata, cará, limão taiti, repolho e ovo caipira surtiu efeito: “Foi uma experiência muito boa estar comercializando nossos produtos aqui na cidade pela primeira vez, chega a ser mais gostoso trabalhar na Feira quando há outros produtores rurais com os mesmos objetivos que o nosso e ainda trabalhar ouvindo música ao vivo. Todo resultado obtido nos incentiva a produzir mais para que no final possamos defender o nosso pão de cada dia”.
A Feira de Extrema tem expositores de verduras, legumes, frutas, frango e ovo caipira, defumados, geleias, antepasto de pimenta, doces, queijos, mel, pães, crepe suíço, lanches, pastel, mini-pizza, artesanatos com elementos naturais e recicláveis, bijuteria, produtos em crochê, suculentas, além de música ao vivo e apresentações culturais no coreto.
Em breve novas vagas serão liberadas para interessados que queiram comercializar seus produtos extremenses na Feira. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Turismo pelo telefone: 3435-4914.
A Feira acontece todos os sábados, das 7h às 13h na Praça João Batista de Morais Filho, localizada entre a Av. da Saudade e a Rua Antônio Cardoso, no Centro.
5 DICAS PARA CURTIR EXTREMA PRATICANDO ECOTURISMO
Que tal sair da rotina e conhecer cenários naturais exuberantes? No Sul de Minas, pertinho de São Paulo e Campinas, está Extrema, o lugar perfeito para os apaixonados por ecoturismo, desde os mais aventureiros e fãs de esportes radicais, até os mais tranquilos, que adoram uma boa caminhada e a contemplação de paisagens.
Com mais de 50.000 habitantes, Extrema está aos pés da Serra da Mantiqueira, acolhida pela biodiversidade da mata Atlântica em um clima de montanha e paisagens num cenário natural fascinante, com cachoeiras, nascentes, rios, montanhas, vales e parques municipais que permitem ao visitante se aventurar em esportes radicais, caminhadas e inúmeras atividades. O lugar ideal para quem ama contato com a natureza e praticar o ecoturismo. Por isso, vá preparado para desfrutar o máximo das paisagens, cachoeiras e outras belezas desse destino especial.
Rota dos Ventos
Para quem busca se aventurar ou contemplar a biodiversidade da mata Atlântica, essa rota é o passeio ideal, com trilhas para caminhada, pedras para escalada e rapel. Seu principal atrativo é a Serra do Lopo, com altitude que varia entre 880m a 1.725m, de onde é possível assistir a um belíssimo pôr do sol. A rota abriga as rampas de vôo livre, Pedra das Flores, Pedra Cume, Pico dos Cabritos e trilhas que levam a mirantes naturais onde é possível observar belas espécies da flora local, com destaque para bromélias, orquídeas, amarílis da serra e animais silvestres.
Rota das Águas
A Rota das Águas está localizada na região onde o Rio Jaguari nos brinda com saltos e cachoeiras que possibilitam a prática de rafting e canoagem. Nesta rota está o Projeto Conservador das Águas e o Parque Municipal da Cachoeira do Salto, que provém ainda de cachaçarias, apiário, café mineiro, doces, queijos artesanais, mercearias rurais e gastronomia típica mineira. A rota conta ainda com o Pico do Lobo Guará, de onde é possível fazer saltos de paraglider.
Rota do Sol
Muito procurado por praticantes de atividades esportivas em contato com a natureza, a Rota do Sol é para aventureiros que apreciam as trilhas de jipe, moto e bicicletas no alto da Serra das Anhumas. A rota conta ainda com o atrativo natural Prainha do Juncal, pousadas, artesanato em tear, cachaçarias e comida típica mineira.
Rota das Pedras
Passeando por essa rota se pode admirar a natureza de relevo ameno, com mares de morros. Para os aventureiros é possível passear pelo alto da serra em meio à neblina, apreciar belíssimas paisagens, além da fauna e flora silvestres. A rota conta ainda com pedra de escalada, espaços para retiros holísticos e cervejaria artesanal, o que faz dessa região uma experiência à parte.
Rota das Rosas
Tem por atrativo principal o Santuário de Santa Rita de Cássia, que abriga a imagem fac símile (uma cópia idêntica) da padroeira da cidade, além de quadros que compõem a Via Sacra de autoria do reconhecido artista, mosaicista e pintor italiano Alfredo Mucci que viveu por um período em Extrema. A rota abriga ainda o Parque Cachoeira do Jaguari, Parque Municipal de Eventos, além de artesanato local da Produção Associada ao Turismo, Feira do Produtor Rural, outlets, cervejarias artesanais, restaurantes, pousadas, hotéis e o Centro de Informações Turísticas (CIT) para bem receber o visitante e por fim, praças com ar de interior.
CONHEÇA EXTREMA E OS MELHORES QUEIJOS DO SUL DE MINAS GERAIS
Em muitas regiões do Brasil é comum chamar o queijo frescal, aquele branquinho que solta líquido, de Queijo Minas, mas os queijos produzidos em Minas Gerais não se limitam apenas ao delicioso frescal. O Estado, que é o maior produtor de queijo do país, conta com uma grande variedade de queijos artesanais, que passam por processos de maturação diferentes.
O Queijo Minas Artesanal é um produto que carrega em seu processo de fabricação uma técnica histórica. Em Extrema, no sul de Minas Gerais é possível encontrar uma variedade enorme de queijos feitos em pequenas propriedades rurais, utilizando receitas tradicionais e familiares, passadas com carinho de geração em geração, que preservam a identidade cultural do povo mineiro e sabor marcante.
Os sabores dos queijos artesanais variam de acordo com a região onde é produzido, sendo influenciado pela altitude; características do solo onde as vacas pastam; clima da localidade; qualidade da água, entre outros fatores que propiciam sabores únicos aos queijos de cada parte do Estado. Extrema, produz um dos melhores queijos do sul do estado, graças às receitas passadas de geração a geração e pela localização privilegiada.
Vai passar uns dias em Extrema? Então não deixe de experimentar uma das maiores delícias da culinária mineira. Conheça alguns queijos produzidos na região e saiba mais sobre eles:
Queijo Minas Frescal
O queijo frescal é o tradicional queijo branco, um dos mais consumidos no Brasil, muito comum no café da manhã ou acompanhado de doces, como o doce de leite. É um queijo fresco, de consistência macia, que passa por pouco ou nenhum processo de maturação ou envelhecimento, devendo ser consumido em até 10 dias após a fabricação. É um queijo que contém menos calorias, proteínas e cálcio que os demais.
Queijo Meia Cura
O queijo meia cura artesanal é mais amarelinho, possui um sabor leve e a textura é mais firme, muito consumido no lanche da tarde, acompanhado de um café fresco ou um corte generoso de goiabada caseira. Diferentemente do frescal, o meia cura passa por um breve processo de maturação, que pode durar de uma a cinco semanas, dependendo de fatores como umidade e temperatura. O queijo meia cura é um produto intermediário entre o frescal e o curado.
Queijo Curado
O tempo de maturação do queijo curado é maior que os demais, podendo ir de quatro semanas até alguns anos, dependendo do queijo. Nesse processo de cura prolongado, as superfícies criam uma casca mais amarelada e o queijo vai adquirindo novas características que intensificam sua consistência e sabor. O queijo curado é muito utilizado em receitas especiais ou consumido como aperitivo, que fica melhor ainda quando acompanhado de um pão fresco e um bom vinho.
Provolone
Queijo de textura firme e compacta, caramelo escuro, com sabor forte e característico. O grande diferencial do Provolone da região é o seu processo de defumação em câmara de fumaça natural. A fumaça da lenha deixa o produto com um sabor marcante e muito mais gostoso do que os defumados artificialmente. Pode ser servido puro, como aperitivo, assado, em pizzas, à milanesa ou em receitas de massas, entre outros.
Em Extrema, você encontra esses e vários outros tipos de queijos para acompanhar todas as ocasiões e agradar qualquer paladar. Não deixe de experimentar também as geléias e doces caseiros, compotas, pães frescos, licores e outras delícias produzidas na região. Boa viagem! Saiba mais sobre os encantos de Extrema acessando o site: www.extrematur.com.br ou o perfil oficial no Instagram: @extrema_oficial.
5 DICAS PARA APROVEITAR NO FINAL DE SEMANA EM EXTREMA
A cerca de 110km tanto de São Paulo quanto de Campinas, está Extrema, uma charmosa cidade do Sul de Minas Gerais, que aos pés da Serra da Mantiqueira se transformou no destino perfeito para quem busca por aventuras, contato com a natureza e calmaria.
De 6 a 9 de outubro, acontecerá a 35ª edição da Festa de Peão de Boiadeiro e a 23ª Extrema Country Fest, celebração esta que marca um reencontro cultural após 2 anos sem ter nenhuma edição, em ocasião do surgimento da Covid-19. O evento contará com muita montaria, fazendinha para as crianças, Desfile da Rainha, Desfile de Cavaleiros, Desfile de Carro de Boi, atrações de artistas locais e muito mais. Se interessou em aproveitar mais desse evento?
Nesta matéria você vai encontrar 5 dicas imperdíveis para aproveitar o melhor da cidade durante a Festa do Peão, bora?
1 – Gastronomia
Com receitas tradicionais de família, a nossa gastronomia se torna um evento à parte. Aqui você encontra não só o melhor da culinária mineira, como tutu, feijão tropeiro, torresmo, mas também culinária internacional. Além de contar com receitas deliciosas, como o tradicional e premiado pudim, temos o original strudel, feito com massa filo.
Extrema possui ainda cervejarias e cachaçarias artesanais, bares, produção de hidromel, queijos, entre outras delícias. E você pode curtir isso e muito mais durante o festival de inverno da cidade. Impossível não se apaixonar!
2 – Santuário de Santa Rita de Extrema
Se você gosta de turismo religioso, escolha um momento para conhecer o Santuário de Santa Rita de Extrema. Datado de 1850, o Santuário abriga a imagem fac-símile (cópia idêntica) da padroeira da cidade, além de quadros que compõem a Via Sacra e obras tombadas de autoria do reconhecido artista, mosaicista e pintor italiano Alfredo Mucci, que viveu por um período em Extrema.
3 – Rotas Turísticas
Para facilitar o acesso aos atrativos, serviços e equipamentos turísticos, Extrema foi organizada em 5 Rotas Turísticas: a rota das águas, das rosas, das pedras, do sol e dos ventos. Por esses caminhos é feito o convite para a descoberta, a troca de experiência com a Produção Associada ao Turismo e a contemplação dos cenários das belezas naturais, além de se deliciar com a gastronomia típica mineira e se aventurar por meio dos esportes e atividades ao ar livre.
4 – Comércio local
Com ares do interior, o centro da cidade é formado não só por lindos cenários, mas também por diversas opções de lojas e serviços para auxiliar sua estadia em Extrema e levar um pedacinho da cidade para sua casa. Aqui você encontra também outlets para compras de materiais esportivos e alimentos, mantendo o acolhimento e sossego que você precisa para relaxar com toda a família.
5 – Praças
Caminhar pelas ruas e praças de Extrema é uma viagem pela essência do povo mineiro. Extrema conta com praças recém revitalizadas e cheias de charme típico do interior, com coretos, iluminação aconchegante, belas fontes, espaços acolhedores e seguros para boas prosas, momentos de calmaria, jardins e canteiros meticulosamente aparados, além de árvores e flores que dão cor e vida às crianças que brincam.
Venha ser feirante

A Feira de Extrema será inaugurada no dia 17 de setembro e os comerciantes que desejam vender seus produtos na feira, deverão realizar a inscrição até o dia 26/08 .
A Feira contará com vários produtos produzidos aqui em nossa cidade, que vão desde frutas, hortaliças e outros alimentos comercializados pelos produtores rurais , aos artesanatos confeccionados pelas equipes da CREARTE e Produção Associada ao Turismo, além de diversas itens da gastronomia .
Para realizar a inscrição, basta preencher o formulário: https://www.extrematur.com.br/formulario/. Para mais informações, entre em contato através do telefone (35) 3435-4914.