• Home
  • /
  • Agricultura e Pecuária

Agricultura e Pecuária

O Departamento de Agricultura e Pecuária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico é o órgão da Prefeitura de Extrema que oferece diversos serviços de apoio aos produtores rurais – agricultores e pecuaristas – do município, atuando em parceria com a Emater-MG e o Sindicato dos Produtores Rurais de Extrema. Além disso, por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o departamento realiza a fiscalização sanitária para a industrialização, beneficiamento e comercialização de produtos de origem animal e vegetal em Extrema. O departamento está sediado na Rua Maestro Benedito Coutinho, s/n, Centro (antiga “Vaca Mecânica”). 

 

Telefone: (35) 3435-6403 | E-mail: sagripe@extrema.mg.gov.br

 

 

Agricultura

 

O departamento atua em parceria com a Emater-MG através de um convênio que a Prefeitura de Extrema possui com a SEAPA – Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais. Por meio desse convênio, são ofertados vários serviços de apoio aos agricultores de Extrema, como crédito rural, assistência técnica e extensão rural, que aumentam a produtividade no campo e a geração de renda para os produtores locais e suas famílias. Hoje, mais de 200 agricultores do município são atendidos pelo departamento.

 

Vale destacar o Programa Patrulha Mecanizada, que disponibiliza – principalmente aos pequenos produtores – todas as máquinas (ex: tratores) e implementos agrícolas (ex: batedeiras de cereais) necessários do plantio à colheita a um custo bastante reduzido.

 

Muitos agricultores locais também são fornecedores de alimentos para as escolas e creches municipais de Extrema, através do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. Essa relação proporciona, por um lado, mais uma fonte de renda para os produtores locais, e, por outro lado, uma alimentação saudável e nutritiva para os alunos da Rede Municipal de Ensino.

 

Para ter acesso aos serviços da Prefeitura e Emater, o agricultor de Extrema deve, em primeiro lugar, cadastrar-se junto ao departamento. Os documentos a serem apresentados variam de acordo com o serviço solicitado pelo produtor – para receber as orientações necessárias, entre em contato pelo telefone (35) 3435-6403 ou através do e-mail extrema@emater.mg.gov.br.

 

Após o recebimento dos documentos será feita uma vistoria da propriedade para verificar se ela cumpre todos os requisitos legais e também para identificar características importantes como a gleba (terreno de cultivo), inclinação, distância de área de preservação permanente (APP), entre outras. Caso a propriedade seja aprovada pela vistoria, o produtor finalmente estará apto a receber o serviço solicitado.

 

 

Pecuária

 

O departamento também oferece diversos serviços de apoio aos pecuaristas do município, atuando em estreita parceria com um médico veterinário e também com o Sindicato dos Produtores Rurais de Extrema. Atualmente, é realizada uma média de 100 atendimentos por mês,  garantindo melhores resultados e mais renda para os criadores locais.

 

Os serviços atualmente disponibilizados são: inseminação artificial em bovinos; consultoria e atendimento clínico de bovinos, equinos, caprinos e ovinos – inclusive processos cirúrgicos, exames laboratoriais e atendimento reprodutivo; e aplicação de vacina contra brucelose bovina (B19) em fêmeas (bezerras) de 3 a 8 meses de idade. Também estão em estudo novos projetos como a implantação de um laboratório para execução de exames de brucelose e tuberculose – o que irá favorecer o cuidado e a inspeção sanitária dos animais – e serviços de odontologia equina.

 

O trabalho de inseminação artificial de fêmeas bovinas, em especial, vem dando ótimos frutos – esse serviço começou a ser realizado pela Prefeitura Municipal no segundo semestre de 2019, e, até o segundo semestre do ano seguinte, cerca de 112 animais de genética melhorada foram gerados através dessa técnica. No início de 2021, mais de mil novas doses já estavam prontas para serem utilizadas, reforçando ainda mais o rebanho extremense. 

 

Os pecuaristas locais interessados em receber algum desses serviços podem se cadastrar diretamente pelo departamento ou então associarem-se ao Sindicato dos Produtores Rurais de Extrema, que age em parceria com a Prefeitura e ocupa o mesmo endereço administrativo do Departamento de Agricultura e Pecuária, na Rua Maestro Benedito Coutinho. Após o cadastro, um médico veterinário visitará a propriedade para realizar a vistoria necessária e entender as necessidades do produtor. Para consultar os documentos necessários para o cadastro do serviço desejado, entre em contato pelo telefone (35) 3435-6403 ou através do e-mail sagripe@extrema.mg.gov.br.

 

 

Serviço de Inspeção Municipal – SIM

 

O serviço é oferecido pelo Departamento de Agricultura e Pecuária desde 2015, a partir da publicação da Lei Municipal nº 3.329/2015 – posteriormente alterada pela Lei Municipal nº 3.814/2018 – que fixa normas de inspeção e fiscalização sanitária para a industrialização, beneficiamento e comercialização de produtos de origem animal e vegetal em Extrema, e estabelece o SIM como o serviço municipal fiscalizador dessas regras.

 

Os produtores agropecuários e empreendedores rurais de Extrema que obtiverem o selo de qualidade SIM terão mais credibilidade na hora de comercializar seus produtos – esse selo, no entanto, não exclui a obrigatoriedade do alvará sanitário expedido pela Vigilância Sanitária Municipal.

 

Hoje, cerca de 34 produtores locais estão registrados no SIM e oferecem um variado leque de produtos, tais como: pães, leite, queijo, laticínios, mel, linguiça, compotas, entre outros. 

 

Os produtores de Extrema interessados em adquirir o selo de qualidade SIM devem entrar em contato com o Departamento de Agricultura e Pecuária pelo telefone (35) 3435-6403 ou através do e-mail sagripe@extrema.mg.gov.br.