• Home
  • /
  • Conheça os projetos do Cras

Conheça os projetos do Cras

AUÊ

Destina-se prioritariamente para crianças e adolescentes que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social, havendo um limite tolerável para jovens de outras classes sociais dependendo da demanda e da disponibilidade de vagas.

O público prioritário do projeto são integrantes do Programa Bolsa Família (PBF), Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros, e busca oferecer oportunidades de conhecimentos relacionados à cultura de carnaval (a prior desfile de escola de samba) e conhecimentos para o desenvolvimento pessoal e comunitário através de palestras ministradas pelas profissionais técnicos do CRAS.

 

VIVA

O projeto VIVA “Virtudes e Valores” surgiu da necessidade de desenvolver um grupo de convivência e fortalecimento de vínculos com crianças na faixa etária de 6 (seis) meses a 6 (seis) anos. Este é um projeto piloto que está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Esta faixa etária é uma das mais importantes no que diz respeito a trabalhar com prevenção. Virtudes e Valores devem ser ensinados e partilhados desde cedo na vida da criança, levando à construção da cidadania e da autonomia.

O público prioritário do projeto são integrantes do Programa Bolsa Família (PBF) e Benefício de Prestação Continuada (BPC) encaminhados pela rede sócio-assistencial do município, entre outros.

Neste projeto é trabalhado a importância de uma boa alimentação tanto para um desenvolvimento físico quanto para uma mente saudável e ainda para o fortalecimento de vínculos a partir do compartilhamento dos momentos familiares sentados a mesa.

 

CRAS NA VILA

A proposta do projeto é unificar as regras para a oferta qualificada do serviço de convivência e fortalecimento de vinculo, que visa equalizar/uniformizar a oferta, de acordo com a demanda local, garantindo serviços continuados e potencializando a inclusão dos usuários identificados nas situações prioritárias.

Este projeto visa fornecer um trabalho voltado para atenção e socialização às crianças e adolescentes do município de Extrema.

É neste sentido que o CRAS de Extrema implantou o projeto “CRAS NA VILA”, um trabalho preventivo que atende crianças e adolescentes de 8 (oito) a 18 (dezoito) anos.

O projeto é realizado através de diversas ações que buscam o resgate da cidadania e a valorização da convivência familiar e comunitária.

O público prioritário do projeto são integrantes do Programa Bolsa Família (PBF), Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou encaminhados pela rede sócio-assistencial do município, entre outros.

RECICRAS (Reciclagem)

A cidade e Extrema é conhecida mundialmente pela sua preocupação com o meio ambiente, tendo em vista o renomado programa “Conservador das Águas”.

Não sendo diferente, o município possui coleta seletiva e também a coleta de materiais que podem ser reciclados, observando o sentido ecológico de tal atividade, que procura selecionar, readequar e direcionar de forma conveniente os materiais encontrados nas lixeiras devido a sua natureza diversa e, que se a coleta for efetuada com organização e eficiência virá a impedir a contaminação do solo, dos lençóis freáticos e nascentes dos rios, que  trazem doenças e muitos outros inconvenientes graves, ressaltando-se a existência de materiais que levariam anos ou mesmo décadas para serem decomposto pela natureza e se não reciclados ofereceriam ainda uma maior degradação do meio ambiente, que precisa ser contida da melhor forma possível e com urgência, mantendo-se uma permanente e eficaz atuação.

Visando este trabalho já ofertado pelo município, o RECICRAS surgiu com a proposta de trabalhar os colaboradores que se dedicam a nos proporcionar uma qualidade de vida melhor, fazendo com que eles reconheçam o quão importantes são para a sociedade local, trabalhando a motivação, auto-estima, cuidados pessoais e com o próximo.

O projeto acontece mensalmente, em dia pré-agendado com a Secretaria de Meio Ambiente e durante o projeto é ofertado assuntos de interesse dos trabalhadores da reciclagem.

 

CULTIVANDO A FAMÍLIA

O Programa de Atenção Integral a Família (PAIF) é o principal programa de Proteção Social Básica (PSB) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O programa possui como núcleo físico a unidade do CRAS, constituindo-se como espaço privilegiado para o acompanhamento das famílias e segmentos em situação de vulnerabilidade social, oferecendo-lhes o apoio necessário à superação de suas dificuldades.

Este projeto acontece mensalmente em reuniões pontuais com a equipe técnica da unidade CRAS e visa o fortalecimento social, comunitário e familiar. O objetivo principal do projeto é que o indivíduo tenha acesso aos recursos e que utilize a rede sócio-assistencial ofertada pelo município. O projeto é destinado a família ou indivíduo que esteja necessitando de assistência alimentar, entre outros.

   

ALEGRIA DE VIVER

Destinado prioritariamente à munícipes que percebam o Beneficio de Prestação Continuada (BPC) e demais encaminhamentos da rede. Este projeto é realizado todas as segundas-feiras, das 8h às 11h. O projeto conta com profissionais que oferecem atividades de artes manuais, educador físico e também com equipe técnica, sendo composta por assistente social e psicólogo.

CAMINHO SUAVE (JUDÔ)

Destinado a crianças com idade entre 7 (sete) e 12 (doze) anos, e inscritas no Programa Bolsa Família (PBF) ou por alguma orientação. Este projeto é realizado todas as quintas-feiras, das 8h às 10h30, onde os participantes recebem aulas de artes  manuais, orientações sócio-assistenciais e aulas de judô com professor especialista.

NOVO SER

Destinado á gestantes de no máximo 5 (cinco) meses e independentemente da idade da mãe, desde que se encontrem em situações de vulnerabilidade. No projeto as participantes recebem aulas de artes manuais, orientações teóricas e práticas de como proceder com o cuidado do recém-nascido, além de ter acompanhamento semanal com psicólogo e assistente social, onde são atendidas individualmente caso alguma participante ache necessário. Os encontros ocorrem semanalmente às quartas-feiras, das 8h às 11h.

TATAME PARA TODOS

Destinado a munícipes com idade entre 7 (sete) a 50 (cinqüenta) anos, teve sua implantação no Bairro Jardim Bela Vista e com perspectiva de expansão para demais Bairros caso haja necessidade e público. O projeto trabalha com duas práticas esportivas, Muay Thai e Kick Boxing.

O objetivo é de que os participantes adquiram auto controle e através das artes marciais espera-se que os alunos aprendam que são capazes de superar os desafios por meio da dedicação, e ainda que são tratados como seres únicos e importantes para  a vida, desenvolvendo valores morais e éticos, criando amizades positivas e ficando longe da marginalidade. O projeto é acompanhado pelos profissionais técnicos do CRAS e as aulas ministradas por um instrutor de artes marciais. Ao todo já são mais de 50 (cinquenta) alunos inscritos e que participam do projeto que acontece todas as segundas, quartas e sextas-feiras das 19h30 às 21h.

Contato: (35) 3435.5890